A Revista Holos – periódico de divulgação técnico-científica editada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – divulgou este mês seu volume V (2012). A edição traz artigos sobre a área da mineração.
Há produções sobre a sustentabilidade de minerais industriais; radioatividade das areias utilizadas na construção civil; qualidade de sedimentos em regiões de confluência entre rios, entre outros.
Recentemente, a Holos recebeu da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a classificação de Qualis B2 na área Interdisciplinar, além do B2 em Serviço Social e o B3 em Administração, Ciências Contábeis e Turismo. O conceito avalia os veículos de divulgação científica e produção intelectual.
Programas de pós-graduação e pesquisadores em geral utilizam o Qualis como critério de análise da produção divulgada. Quanto à qualidade, a avaliação varia entre A1 – o mais elevado -, A2, B1, B2, B3, B4, B5 E C – com peso zero.
A Holos, divulgada exclusivamente de forma online, passa também a ser indexada nas bases da ProQuest: ProQuest SciTech, ProQuest Engineering e ProQuest Technology. A ProQuest é um recurso de base de dados eletrônica com milhões de artigos originalmente publicados em revistas, jornais e outras publicações.
Conforme pontuou o pró-reitor de Pesquisa do IFRN, José Yvan Leite, em editorial, “este resultado amplia de forma singular o alcance dos artigos publicados no periódico”.
Pesquisadores de todo o mundo podem submeter artigos à Revista Holos. Para isso, basta realizar um cadastro neste link.